Existe perigo em abastecer o carro?

Existe perigo em abastecer o carro?

No começo deste ano, um vídeo que mostrava um carro explodindo ao fazer o abastecimento com o GNV viralizou no Facebook e no WhatsApp. Apesar de as imagens assustarem, o vídeo é sensacionalista.

É como ter medo de andar de avião. As chances de uma queda são bem menores do que um acidente na estrada, mas mesmo assim, por ver vídeos e notícias na televisão sobre queda de aviões, muita gente prefere viajar de carro ou ônibus.
As chances de algum problema, como uma explosão, acontecer por conta do GNV são bem baixas. Provavelmente iguais ou até menores do que as de acontecer devido a outro combustível, já que as normas para o uso do GNV são ainda mais rígidas.

O GNV não vai causar uma explosão

O gás natural veicular possui densidade inferior a 1, isso o torna mais leve do que o ar. O que isso quer dizer? Significa que em caso de algum vazamento, o GNV se dissipa rapidamente no ar, subindo para as camadas mais altas da atmosfera.

Em casos de locais fechados, é importante saber que o GNV também não causa asfixia já que ele não se acumula nas camadas inferiores. Por não ser tóxico, o GNV também não causa danos à saúde quando inalado.

O que pode causar uma explosão?

Como a explosão do vídeo, o principal motivo que pode levar a um acidente é uma conversão realizada por oficinas não capacitadas e o uso de cilindros impróprios para o GNV.

É comum que algumas pessoas utilizem outros tipos de cilindros para diminuir o custo da conversão, mas apenas os cilindros fabricados especialmente para a contenção do GNV são indicados para o serviço.

É importante fazer a conversão do seu veículo em uma oficina responsável. Sempre exija saber a marca e a procedência do cilindro utilizado e se a oficina é credenciada ou não para realizar o serviço.

Além disso, leve seu veículo para vistorias constantes. Usando o GNV ou outro combustível, é muito importante que você tenha certeza de que está tudo bem com o veículo antes de colocar você e sua família dentro dele.

Principais cuidados ao abastecer

É responsabilidade do frentista ter o cuidado na hora do abastecimento com GNV, já que ele deve observar se o cilindro instalado é realmente de GNV. Se não for, deve orientar ao proprietário do carro. Os outros cuidados valem para o abastecimento como qualquer combustível.

  • Sempre saia de dentro do veículo. As chances de explosão são muito baixas, mas elas existem, tanto para combustíveis líquidos quanto gasosos.
  • Desligue o carro.
  • Em hipótese alguma acenda um cigarro.
  • Não utilize seu telefone celular e/ou qualquer aparelho eletrônico.

Como utilizar o GNV com segurança?

A conversão para o GNV continua sendo altamente recomendada. O DETRAN do Rio de Janeiro oferece descontos no IPVA para quem realizou a conversão.

Para ter a certeza de que irá adquirir um produto de qualidade e segurança, visite uma das lojas da Inove Gás. Além de credenciados para realizar o procedimento, só utilizamos cilindros da MAT – uma empresa com mais de 75 anos de história.

Para melhorar, realizando sua conversão na Inove Gás, instalação de kit gás no Rio de Janeiro, você ainda ganha duas revisões durante o primeiro ano de uso do Kit Gás.

Visite uma de nossas dez lojas e peça seu orçamento.

Segurança, economia e sustentabilidade você consegue com o GNV.