Carro em miniatura papel na grama | Benefícios do GNV para o meio ambiente

Benefícios do GNV para o meio ambiente

Ter um automóvel no Brasil não é uma tarefa muito simples. Atualmente, o país abriga as principais montadoras automotivas do mundo, mas isso não significa que os preços dos veículos sejam acessíveis à população. Um veículo zero quilômetro, sem adicionais, custa a partir de R$ 30 mil. Além disso, o motorista precisa ter na ponta do lápis os gastos com manutenção, impostos (como IPVA) e o seguro.

Outro item muito observado no momento da compra é o rendimento do carro. Muitos motoristas se preocupam com a autonomia do motor com gasolina ou etanol. Essas informações servem de base para que o proprietário consiga ter uma noção se o veículo desejado vai atender suas necessidades, além de saber quanto o carro vai custar no final do mês.

Uma pessoa que usa o carro para trabalhar, por exemplo, e roda 100 quilômetros por dia, precisa de um modelo mais econômico. Geralmente, os carros populares atendem à necessidade de motoristas que querem poupar e que desejam ter um controle efetivo das despesas que o veículo vai gerar para o orçamento.

Neste cenário, uma opção bastante vantajosa para os proprietários que desejam, ao menos, economizar com o combustível é o GNV. O Gás Natural Veicular é excelente para quem não abre mão de um carro confortável, mas sem deixar de lado a economia no final do mês.

Trata-se de um combustível mais barato que os convencionais, como a gasolina e o etanol, mas o kit gás não vem de fábrica e, por isso, é necessário fazer a conversão do motor para o GNV . A instalação deve ser feita em oficinas homologadas pelo Inmetro e que ofereçam serviços com segurança e eficiência.

Por que investir na conversão veicular para GNV?

Uma pesquisa feita por uma empresa de gás natural no Brasil revelou que o tempo médio para obter o retorno do investimento com a conversão pode variar conforme o uso do carro. Taxistas que percorrem em média 8 mil quilômetros por mês levariam apenas quatro meses para compensar a conversão. Já para pessoas que usam pouco o carro e rodam em média mil quilômetros, o prazo estimado para o retorno do investimento é superior a 2 anos. Os valores podem sofrer alteração tendo em vista o modelo do automóvel.

Geralmente, o GNV é 66% mais econômico do que a gasolina e 55% mais econômico que etanol. E não é só o motorista que se beneficia com o combustível. O meio ambiente também!

A partir da forma como o recurso é extraído da natureza, por meio de poços e instalações de tratamento de pequeno porte, é possível perceber que o impacto ambiental é bastante reduzido, quando comparado às bases de extração de petróleo e aos processos que envolvem a produção da gasolina, por exemplo.

O transporte do GNV também é mais limpo e seguro. Existe uma conexão entre os pontos de onde o combustível é retirado do meio ambiente até o local onde é revendido aos postos. Quando a logística não é feita por gasodutos, ela acontece por navios metaneiros. São métodos que não poluem a atmosfera e, com isso, tornam a qualidade de vida no planeta melhor.

Além disso, a queima de combustível fóssil lança resíduos no ar, que são prejudiciais para a nossa saúde. O Gás Natural Veicular também é mais seguro do que seus concorrentes neste aspecto.

Por ser um gás mais leve do que o ar, caso exista algum vazamento no carro, ele não acumula, o que reduz o risco de incêndios e explosões. Por fim, o combustível não influencia de forma significativa em processos como o aquecimento global e a poluição ambiental, como ocorre com o CO2 emitido pelos combustíveis fósseis.

Incentivos para o GNV

Diante de tantas vantagens, o poder público já vem adotando medidas para estimular o uso do GNV. Muitos estados brasileiros oferecem desconto no IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, para motoristas que possuem carros movidos à base de gás natural.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o desconto no tributo chega a 62,5%. Para conseguir o benefício, o proprietário do veículo precisa atender algumas exigências dos órgãos de trânsito do Estado. Geralmente, o procedimento básico inclui a vistoria do kit gás instalado no automóvel.

Faça a conversão do seu veículo em uma loja homologada pelo Inmetro. A Inove Gás, oficina de conversão para GNV, tem dez lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro e região e, além de trabalhar apenas com cilindros de alta qualidade da MAT, ainda garante o melhor preço, com diversas opções de kits nacionais e importados.