A conversão para o GNV diminui a potência do carro?

A conversão para o GNV diminui a potência do carro?

Muitas dúvidas surgem na cabeça de quem pensa em instalar um kit de gás natural no carro para reduzir o gasto com o consumo de combustível, e a principal delas é: a conversão pode prejudicar o veículo?

Perda de potência

A verdade é que, mesmo com os avanços tecnológicos do kit Geração 5, os carros que utilizam o GNV ainda possuem uma potência aproximadamente 3% menor do que os automóveis que rodam com outros combustíveis.

Na prática, essa perda é insignificante. Afinal, quando é que você utiliza o seu carro com a potência máxima no Rio de Janeiro?

A diminuição da capacidade de arranque também costuma ser uma preocupação. Porém, isso não é mais um problema com os kits da 5ª geração, que utilizam combustíveis líquidos como a gasolina para dar partida e passam automaticamente a utilizar o gás em seguida, gerando muito menos desgaste do motor.

Além disso, essa pequena perda de potência também pode ser compensada com o uso do Variador de Avanço específico para o seu carro.

Peso e porta-malas

A perda de espaço para as bagagens também era um ponto preocupante, mas hoje em dia isso é bem simples de resolver. Atualmente, existe uma grande diversidade de tamanhos de cilindros, e alguns modelos como o Duster e o Spin permitem a instalação na parte exterior do carro. Para saber mais sobre esse ponto e conhecer as especificações da conversão no seu carro, faça um orçamento.

Naturalmente, o carro vai ficar mais pesado com a instalação do kit (o que explica, em parte, a perda de potência), mas a variedade de cilindros presentes no mercado permite que esse problema seja solucionado com a instalação de um kit menor.

Vantagens que compensam

Mesmo que esses sejam pontos negativos que fazem muita gente repensar se realiza ou não a conversão para o GNV, o uso do gás veicular traz tantas outras vantagens ao motorista, ao carro e ao planeta, que a conversão acaba valendo a pena.

Economia de combustível

Dados divulgados pela ABEGÁS (Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado) no ano passado mostram que o Rio de Janeiro é o estado em que o GNV é mais econômico: seu uso proporciona até 62% de economia na comparação com o etanol, e 57% em relação à gasolina.

Desconto no IPVA

Carros que utilizam o GNV e possuem a conversão registrada pelo DETRAN-RJ nos documentos do veículo recebem desconto no valor do IPVA. Quem realizou a conversão e a vistoria até dezembro de 2016 conseguiu um abatimento de 62,5% no IPVA desse ano.

Menos poluição

O gás natural veicular polui menos o planeta do que os combustíveis líquidos: a emissão de dióxido de carbono é, em média, 15% menor do que com a utilização do etanol, e 20% menor do que com a gasolina.

Faça a sua conversão em oficinas credenciadas

Para garantir todos os benefícios do GNV é preciso buscar uma oficina homologada pelo INMETRO. A Inove Gás, oficina de conversão GNV no Rio de Janeiro, além de ser credenciada para realizar a conversão do seu carro, utiliza apenas cilindros da MAT, com garantia de 5 anos, e oferece 2 revisões grátis durante o primeiro ano de utilização do kit. Trabalhamos duro para você economizar e se sentir seguro utilizando o Gás Natural Veicular. Conte conosco para um orçamento grátis.