Mecânico com notebook sobre o motor de um carro | O que é emulador de bico injetor?

O que é emulador de bico injetor?

Se você é leigo quando o assunto é carro, provavelmente não sabe o que é um emulador de bico injetor. O dispositivo em questão é utilizado em carros que usam GNV, e deve ser instalado para não causar danos no automóvel. Descubra nesse artigo a finalidade do simulador ou emulador de bico injetor.

Emulador de bico injetor: para que serve?

Esse dispositivo é utilizado em carros que utilizam o gás natural veicular como forma de combustível. Ele basicamente serve para desconectar os bicos injetores do carro, para que não haja introdução de combustível líquido no motor do carro enquanto o GNV estiver sendo usado.

Mas com o acionamento do simulador de bico injetor, o carro fica permanentemente impossibilitado de usar álcool ou gasolina? A resposta é não. Junto a ele, é instalada também uma chave de seleção de combustível, por meio da qual é possível escolher o GNV ou o combustível líquido.

Tipos de emulador de bico injetor

Existem dois tipos desse dispositivo: o mais simples, chamado de eletromecânico, que é associado aos resistores do veículo, e também o mais moderno, que contém inteligência. Nesse, é possível realizar configurações de desconexão e conexão do sistema de GNV.

É claro que, quanto mais completo e moderno for o dispositivo, mais alto será o valor.

Como instalar o simulador de bico injetor?

O mais indicado é que esse aparelho seja instalado em uma oficina licenciada pelo Inmetro . Essa instalação acontece junto com a instalação do GNV no carro.

Não é indicado que essa instalação do emulador de bico injetor ou do kit gás sejam realizadas em casa, pelos riscos de segurança durante e depois de colocar o GNV.

Quais os benefícios do gás natural veicular?

Alguns países europeus adotaram o GNV como forma de combustível principal para automóveis.

O principal benefício do gás natural é o valor. Como o Brasil tem passado por grandes oscilações de preço no combustível, o gás acaba sendo o mais eficaz para quem anda muito com o carro e quer economizar.

Uma pesquisa realizada pela Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) mostrou que a economia de quem usa o GNV é de cerca de 61% em relação a quem usa combustíveis líquidos.

O mais interessante é que o uso do gás aumenta o tempo útil do motor do carro. Mas por quê? Diferente dos combustíveis líquidos, o GNV não contém químicas que danificam o carro a longo prazo. Por isso, a manutenção do veículo acaba tornando-se mais barata.

Outro benefício é a diminuição de gases emitidos pelo escapamento do carro. Como a queima do gás é mais completa que a da gasolina ou do etanol, a emissão de poluentes acaba sendo bem menor. Vale lembrar que esses gases são os principais responsáveis pelo efeito estufa.

Agora que você já entendeu todos os benefícios do GNV e a importância do emulador de bico injetor num carro que utiliza esse tipo de combustível, por que não investir? Conheça a Inove Gás, oficina de conversão para GNV no Rio de Janeiro . Somos uma convertedora certificada pelo Inmetro, garantindo a qualidade dos nossos serviços. Visite uma de nossas lojas.