Motor a combustão | O que é a mistura ar-combustível?

O que é a mistura ar-combustível?

Para funcionar corretamente, o motor de um veículo depende da queima ocorrida dentro de seus cilindros, numa relação entre combustível e comburente (ar) cuja queima produz energia mecânica para colocar o carro em movimento. No entanto, para que tudo funcione bem, a mistura ar-combustível deve estar adequada, em uma proporção diferente para cada tipo de combustível.

No caso do GNV, a proporção ideal é de 17 partículas de ar para 1 do gás (ou 17:1), uma quantidade menor que a dos combustíveis líquidos, mas adequada a esse tipo de veículo. Se a mistura estiver fora da proporção correta, pode afetar o desempenho do carro, ocasionando perda de potência, aumento de consumo e vários danos ao motor.

Mistura ar-combustível em desequilíbrio: mistura rica

Quando há mais combustível do que o necessário, ocorre o que chamamos de mistura rica. Nesses casos, a quantidade de poluentes resultantes da queima do combustível nos cilindros é tão elevada que o catalisador, que é a peça do motor responsável pela filtragem dos resíduos da combustão, fica sobrecarregado e pode entupir. Desta forma, o ar que deveria ser eliminado pelo escapamento retorna ao motor, que perde potência. Além disso, parte dos resíduos que deveriam ser filtrados acabam passando pelo sistema, o que confere à fumaça que sai do escapamento do carro uma cor azulada atípica.

Mistura ar-combustível em desequilíbrio: mistura pobre

Quando ocorre o contrário e a quantidade de ar é excessiva, temos a chamada mistura pobre, em que há muito ar e pouco combustível. Nesse caso o combustível não será suficiente, e isso faz o motor “engasgar” (o que pode ser especialmente perigoso em situações de trânsito intenso), além de causar perda de potência.

Ou seja, ambos os casos em que a mistura não está equilibrada podem causar grandes danos ao motor, além de aumentarem o consumo de combustível e comprometerem o desempenho do veículo de maneira geral.

Ao contrário do que muitos pensam, o GNV não faz com que o carro perca potência em uso normal, mesmo que sua mistura ar-combustível pareça desequilibrada. Como falamos, cada combustível exige sua proporção específica de ar para a mistura. Aqui na Inove Gás, oficina de conversão GNV no Rio de Janeiro oferecemos a conversão e a instalação do Kit Gás em seu carro. Somos credenciados e homologados pelo Inmetro, garantindo a qualidade dos serviços executados. Faça um orçamento grátis e conheça em nosso site as vantagens de converter seu carro para GNV.