Posto de abastecimento | Regras para o abastecimento com GNV em postos do Rio de Janeiro

Regras para o abastecimento com GNV em postos do Rio de Janeiro

De tempos em tempos, surgem na internet alguns vídeos de explosões de carros no momento do abastecimento com GNV. Com isso, muitas pessoas podem supor que o gás natural veicular não é um combustível seguro, o que não é verdade. O risco de explosão só ocorre em casos de má instalação ou mau uso do kit gás. Além disso, em muitas cidades, existem regras e leis municipais que regulamentam o procedimento de abastecimento por GNV, como é o caso do Rio de Janeiro e, em breve, São Gonçalo. Saiba mais sobre essas regras para garantir sua segurança.

Cuidados necessários durante o abastecimento com GNV

Na cidade do Rio de Janeiro, a Lei Municipal 5.783 de 19 de agosto de 2014 proíbe que seja feito o abastecimento de gás natural veicular com pessoas no interior do veículo. Em caso de insistência dos ocupantes em permanecer dentro do carro, o frentista pode (e deve) recusar-se a prosseguir com o atendimento. A lei também determina a afixação obrigatória de placas de fácil visualização com avisos proibitivos em letras legíveis, com os seguintes dizeres: “é proibido o abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV), enquanto houver alguma pessoa no interior do veículo, sob pena de multa”. A cidade de São Gonçalo em breve vai passar a ter uma lei nos mesmos moldes.

Além disso, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou também o Projeto de Lei 1036/2011, que determina que os postos de abastecimento de GNV só podem realizar o procedimento em veículos cujos cilindros estejam identificados pelo selo do INMETRO. Isso reduz de maneira significativa o risco de explosões e incêndios causados pela instalação de cilindros inadequados ou mesmo falsificados.

Outros cuidados que devem ser observados são os mesmos a serem adotados ao abastecer com qualquer tipo de combustível: desligar o carro (inclusive aparelho de som e outros componentes da parte elétrica), não usar celular ou outro aparelho eletrônico e não acender cigarros, cachimbos, charutos etc.

Instale seu kit gás com segurança na Inove Gás

A principal medida para prevenir acidentes com o GNV em postos é realizar a instalação e a manutenção dos cilindros em uma oficina credenciada pelo Inmetro para esse serviço, como a Inove Gás. Em nossas lojas, você tem a certeza de que está adquirindo um produto confiável e de qualidade, capaz de garantir economia e segurança para você e sua família.