Homem olhando motor de um carro | O que é variador de avanço?

O que é variador de avanço?

Como já falamos aqui no blog, o motor a combustão depende de uma mistura entre ar e combustível para funcionar. Essa mistura entra em contato com uma centelha produzida pela vela e queima, fazendo com que aconteça a combustão propriamente dita.

No entanto, nem todos os combustíveis vão reagir da mesma forma em contato com a chama. O GNV, por exemplo, possui um tempo de queima e um ponto de ignição diferente de outros combustíveis, e isso pode causar diferenças no funcionamento do motor. Para corrigir essas diferenças, existe o variador de avanço. Saiba mais sobre essa peça fundamental para motores a GNV.

O motor a combustão e o GNV

O funcionamento do motor a combustão começa com a liberação da mistura ar-combustível dentro do motor. Nesse instante, o pistão chega ao ponto mais alto e comprime essa mistura. Em seguida, a vela solta uma pequena fagulha para que ocorra a explosão, o que empurra o pistão para baixo, proporcionando a rotação do motor.

O problema é que o sistema de motor automotivo foi idealizado para a gasolina. Ao usar um combustível com tempo de queima e ponto de ignição diferentes, como é o caso do GNV, ocorrem distorções que podem alterar o pleno funcionamento do motor. Como o GNV possui um tempo de queima mais lento, a explosão do combustível não coincide com o a chegada do pistão ao ponto mais alto. Em outras palavras, a explosão ocorre tardiamente, o que faz com que os pistões desçam com menos força e a potência do motor diminua.

Outro problema que pode surgir em decorrência dessa queima mais lenta é o chamado backfire, que ocorre quando a válvula de injeção se abre para injetar mais combustível no motor, porém o que foi injetado anteriormente ainda não terminou sua combustão por completo. Dessa forma, existe a chance de que o gás que ainda está na válvula de injeção, ao entrar em contato com o exterior, comece a queimar ainda lá dentro.

A importância do variador de avanço

Para corrigir este problema, existe o variador de avanço, um dispositivo que faz com que o tempo de ignição do sistema do motor se adapte ao GNV. O variador antecipa o início da queima, o que faz com que a explosão ocorra no momento exato da subida do pistão, empurrando-o para baixo com a maior pressão possível. Com isso, aumenta-se a potência do motor no GNV.

Além disso, ao aumentar o tempo disponível para queima do combustível, reduz-se o risco de ainda haver gás em combustão no motor no momento em que a válvula de injeção se abre, evitando, assim, que ocorra backfire. O dispositivo pode ser usado em kits de 3ª, 4ª e 5ª geração, na maioria dos tipos de veículo. O tipo de variador de avanço pelo qual o motorista optar pode influenciar na recuperação da perda de potência, de acordo com o modelo escolhido e sua adequação ao carro. Consulte um especialista para saber qual o mais adequado para o seu motor.

O variador de avanço é mais um dos inúmeros recursos disponíveis para garantir que o seu carro rode com o GNV sem perder nada em desempenho e segurança. Mas isso de nada adianta se a instalação do kit gás em seu carro não for feita de maneira correta.

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