8 dicas para economizar e colocar a vida financeira em ordem

Contas em dia, uma grana para curtir um pouco e uma sobra para investir. Ter uma vida financeira equilibrada é o desejo de muitos brasileiros, mas apenas uma parcela consegue alcançar essa tranquilidade.

Manter a vida financeira organizada, mesmo nos casos em que os rendimentos não são tão altos, é possível. Mas não se engane: esforço, organização e disciplina são fundamentais. Confira algumas dicas:

1. Registre seus ganhos e gastos

Comece registrando o que gasta com o objetivo de compreender para onde o dinheiro que você ganha está indo. É possível controlar isso usando planilhas, fazendo anotações e guardando recibos. Uma alternativa é usar um aplicativo de finanças pessoais no próprio smartphone. Até mesmo alguns bancos já oferecem esse tipo de recurso associado à conta.

2. Repense seus hábitos

A partir do momento em que se toma conhecimento de todos os gastos, dá pra analisar o que é possível cortar. É provável que identifique alguns excessos e compras de itens supérfluos.

Analise se é possível enxugar despesas básicas, como água e luz, por exemplo. Valores dos planos de telefone e internet podem ser negociados com as empresas? Já tentou solicitar a redução ou mesmo a isenção de tarifas bancárias e da anuidade do cartão de crédito?

Vale também reavaliar a necessidade de manter um cartão de crédito. E caso precise, evite ter mais de um. Além disso, esteja ciente que pagar apenas o valor mínimo da fatura é uma armadilha, pois recaem juros pesados sobre essa opção oferecida pelas administradoras. Fuja!

3. Renegocie suas dívidas

Mesmo que já esteja no vermelho, ainda é tempo de sonhar com uma vida financeira tranquila. Procure a instituição credora para renegociar sua dívida, peça desconto e escolha um plano de pagamento realista.

4. Estabeleça objetivos

Saber onde quer chegar dá mais sentido ao esforço. Assim, também é possível enxergar mais claramente a quantos passos está da conquista de botar ordem na sua vida financeira.

5. Crie o hábito de poupar

Defina uma quantia mensal para poupar e se programe para cumprir. Especialistas costumam recomendar que o valor mínimo mensal fique em torno de 10% da renda líquida.

Pesquise por alternativas mais rentáveis que a poupança, que não tem apresentado bons resultados. Busque informação sobre investimentos e escolha uma opção adequada ao seu perfil.

6. Faça uma reserva para emergências

É preciso estar preparado para imprevistos. E uma reserva para emergências garante mais tranquilidade quando você se vê diante de situações inesperadas, como um gasto extra com um conserto em casa ou mesmo a perda do emprego.

Recomenda-se que essa reserva seja suficiente para manter o seu padrão de vida por no mínimo seis meses.

7. Seja disciplinado

Sem disciplina não dá pra ter uma vida financeira tranquila. É preciso se manter firme e se organizar para seguir seu planejamento.

8. Economize com combustível

Quando se fala em economizar com combustível, pode vir à mente tirar menos o carro da garagem, já que o preço do etanol e da gasolina andam pesando no bolso.

Mas diminuir a frequência do uso do veículo não é algo possível para todos. Para este público que não pode ou não deseja deixar de usufruir do conforto e da praticidade de rodar de carro, o gás natural veicular é uma solução viável, mesmo com o investimento inicial na conversão.

Calcule aqui se o GNV pode ser uma boa alternativa para você. Veja em quanto tempo terá o retorno do investimento com a instalação.

O GNV tem uma série de vantagens em relação aos combustíveis líquidos. O menor preço é só uma delas. O gás ainda proporciona economia com a manutenção do veículo, pois é mais limpo e gera menos danos ao motor. E não para por aí! No Rio de Janeiro, um incentivo fiscal garante um desconto de 62,5% no IPVA para os veículos movidos a GNV. Ou seja, é economia ao abastecer, economia para manter o veículo em bom funcionamento e economia na hora de pagar o imposto.

Constatou que o GNV é a melhor opção? Agora é partir para a conversão. Faça um orçamento na Inove Gás , a melhor rede instaladora do Rio de Janeiro. Economize também com combustível e dê mais um passo rumo à vida financeira que sempre desejou.

Assine nossa newsletter