Carro parado exige alguns cuidados

Com as medidas de restrição de circulação nas cidades e a recomendação de isolamento social por conta do novo coronavírus, muitas pessoas reduziram o uso do carro ou estão deixando o veículo completamente parado na garagem.

É preciso lembrar, no entanto, que deixar o carro sem rodar por longos períodos exige alguns cuidados. Um automóvel que fica sem uso por muito tempo pode apresentar bateria descarregada, esvaziamento dos pneus, oxidação do freio e embreagem, entre outros problemas.

Em geral, os manuais dos veículos trazem recomendações sobre as ações que devem ser tomadas em caso de longa inatividade.

Os manuais se referem a motores movidos à gasolina e etanol, já que, originalmente, os carros saem de fábrica com essa configuração. Ainda assim, muitas recomendações são aplicáveis a veículos que tenham passado por conversão para o GNV.

Veja, por exemplo, o que a Fiat recomenda para os modelos da marca aqui.

Em resumo, veja algumas precauções listadas pela montadora caso o veículo precise ficar parado por mais de um mês*:

  • desligar os bornes dos polos da bateria (retirar primeiro o borne negativo) e controlar o estado de carga da mesma. Durante o tempo em que o veículo ficar parado, este controle terá que ser feito mensalmente. Recarregar se a tensão estiver abaixo de 12,5 V.
  • calibrar os pneus com uma pressão de +0,5 bar em relação à normalmente indicada e controlá-la periodicamente.
  • não esvaziar o sistema de refrigeração do motor.

Mensalmente, ou preferencialmente a cada 2 semanas, executar as seguintes operações:

  • ligar o motor (se for o caso, reconectar os bornes dos polos da bateria na mesma sequência recomendada para o desligamento) e fazê-lo funcionar por um tempo superior a 2 minutos.
  • ligar o sistema de ar-condicionado e deixá-lo funcionando por um tempo superior a 1 minuto.
  • acionar o sistema de aquecimento posicionando o seletor de temperatura na posição máxima para permitir a circulação de todo o líquido no sistema de arrefecimento, de maneira uniforme.

*As recomendações acima constam no manual do Grand Siena 2019. Veja na íntegra aqui.

Recomendações específicas para carros convertidos para o GNV

Caso o veículo seja movido a GNV, um cuidado muito simples deve ser somado aos já listados:

  • feche a válvula do cilindro.
  • dê partida no veículo para consumir o resquício de gás na linha.
  • desligue o veículo.

Pelo menos uma vez por semana, dê partida no carro no combustível líquido para a bateria não descarregar e deixe-o ligado por alguns minutos.

Assine nossa newsletter