Como conseguir desconto no IPVA com o GNV?

Veículos que rodam com o kit gás têm desconto no IPVA todo ano


Já parou pra pensar que 2021 passou da metade? Daqui a pouco tem início um novo ciclo. E em todo começo de ano chega uma conta que pesa no bolso: o IPVA. Mas o motorista que tem GNV instalado garante uma grande economia na hora de pagar esse imposto.

Em alguns estados, como é o caso do Rio de Janeiro, veículos que possuem o kit gás instalado pagam menos IPVA. A redução é de 62,5%! Isso é um incentivo do governo estadual para impulsionar o consumo de gás natural.


Entenda como garantir o desconto no IPVA


Basicamente, são três etapas: instalação, homologação e realização de vistoria no Detran.


Instalação

  • Antes de mais nada, é preciso instalar o GNV em oficina registrada no Inmetro. Isso é fundamental não só para garantir a qualidade e segurança da conversão, mas também para dar os passos seguintes.

  • Homologação

  • Ligue para o Detran-RJ e pegue a senha para homologação do Inmetro. Os telefones são: (21) 3460-4040 (região metropolitana) / 0800-020-4040 (interior).
  • Até 10 dias depois, deve-se realizar a inspeção veicular em uma empresa acreditada pelo Inmetro para obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Ele é necessário para inclusão do GNV no documento do veículo.

  • Vistoria no Detran

  • É preciso pagar o Duda (código 0027) antes de ir ao Detran. Essa é a taxa de alteração de dados e características do veículo. Faça o pagamento até dois dias antes da vistoria.
  • Leve o carro ao Detran para proceder com a mudança na documentação. Isso deve ser feito até 30 dias após a homologação.
  • No dia da vistoria, leve: originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência em nome do proprietário do carro; recibo original de compra e venda em branco; nota fiscal de venda e nota fiscal de serviços do kit GNV; documentação de segurança emitida pelo Inmetro; nota fiscal de serviço da homologação do Inmetro.

  • Confira também: Instalação de GNV deve ser registrada no Detran


    Ao fazer esse procedimento, o motorista garante o pagamento de uma alíquota menor de IPVA no ano seguinte. Ou seja, consegue um descontão. Isso se soma às outras vantagens do GNV, o que, na prática, resulta em muita economia.


    Economia que começa na Inove Gás


    Tá de olho no desconto no IPVA em 2022? Mude para o GNV agora e já vá se beneficiando da economia na hora de abastecer. O imposto menor estará logo ali, no início do próximo ano.

    E pra mudar, escolha uma convertedora séria e comprometida com o cliente. Na Inove Gás, o motorista encontra componentes de primeira e facilidade para pagar. Fale com a i9! Ligue para o nosso call center: (21) 2042-3009.

    Assine nossa newsletter