Homem olhando motor de carro | Como funciona o redutor de pressão do GNV

Como funciona o redutor de pressão do GNV

Você certamente já viu postos de GNV anunciando que possuem a “melhor (ou seja, a maior) pressão” para o abastecimento. No entanto, a pressão de abastecimento não segue à risca a lógica do “quanto mais, melhor”, e uma das peças mais importantes do sistema de kit gás é justamente o redutor de pressão. Saiba mais sobre esse item aqui no blog da Inove Gás.

O que é e para que serve o redutor de pressão?

Quando o GNV sai da bomba de combustível dos postos, sai com uma pressão muito elevada (até 220kgf/m³), e isso pode ser extremamente prejudicial ao desempenho do motor. O redutor de pressão atua igualando a pressão do GNV à atmosférica (1 kgf/m³), fazendo com que o combustível possa passar pelo motor.

Como o redutor de pressão do GNV funciona?

O redutor funciona a partir da ação de câmaras controladas por molas, válvulas e diafragmas, pelas quais o gás vai sendo conduzido. As principais responsáveis pela retirada de pressão nesse trajeto são as membranas que recobrem as câmaras. Caso elas se danifiquem (rasguem, sejam furadas etc), o redutor terá sua função comprometida, e o GNV entrará no motor com mais pressão do que o recomendado. Isso pode causar engasgos e outros danos ao sistema.

Circulação de água no redutor

O redutor de pressão conta com uma entrada e uma saída de água, por onde deve circular água quente. Essa necessidade deve-se às baixas temperaturas no redutor durante seu funcionamento – em casos extremos, sobretudo em regiões mais frias, o redutor pode congelar, fazendo o carro morrer ou parar de funcionar no gás.

Limpeza e manutenção

Ao sair da bomba, o GNV possui em sua composição uma pequena quantidade de óleo, necessário para evitar ressecamentos no sistema, que poderiam levar a furos e vazamentos.

Com o tempo, este óleo se acumula nas câmaras e atrapalha a passagem do gás pelas membranas, ou mesmo pode danificá-las. Com isso, o motor não recebe o gás com a pressão adequada e, consequentemente, não funciona corretamente. Para evitar esse tipo de problema, deve-se realizar a limpeza e manutenção do redutor de pressão anualmente em oficinas certificadas.

Instalação correta é na Inove Gás

Um sistema de kit gás bem instalado reduz bastante o risco de seus itens apresentarem problemas de funcionamento. Na Inove Gás, oficina de instalação de kit gás no Rio de Janeiro, você tem a certeza de que seu carro está em boas mãos. Aqui você tem a garantia do melhor preço e de um serviço de qualidade, que não vai comprometer o funcionamento do seu motor. Venha até uma de nossas lojas e confira.

Assine nossa newsletter