Comprar carro seminovo com GNV instalado exige cuidados, mas pode ser muito vantajoso

Você encontrou no mercado um seminovo do modelo que estava procurando, em ótimo estado e todo adaptado para o gás, do jeitinho que queria. Mas calma, não feche este negócio antes de levar em conta alguns itens, afinal, comprar carro com GNV instalado exige cuidados específicos.

Escolher um seminovo pode ser muito vantajoso. O carro já não tem aquele custo elevado do zero, mas ainda está em boas condições. Ou seja, para muitos, essa é uma chance de ter um veículo em ótimo estado por um preço mais amigável.

Como em uma negociação qualquer de veículo com alguns quilômetros rodados, é preciso avaliar o estado geral do automóvel, a situação dos pneus, da lataria, das partes mecânica e elétrica, etc.

E quando o caso é de carro seminovo com GNV instalado, alguns cuidados se somam. Confira algumas dicas para fazer uma boa compra:

  • Para começar, peça para o vendedor do veículo apresentar a nota fiscal da compra e da conversão. O serviço de instalação precisa ter sido feito em uma oficina homologada no Inmetro.
  • Solicite também o Certificado de Segurança Veicular (CSV) emitido pelo organismo de inspeção autorizado pelo Inmetro.
  • Verifique se no documento do carro consta a informação que o gás é um dos combustíveis.
  • Veja se a vistoria está dentro da validade. Esse procedimento é anual e deve ser realizado por empresas credenciadas pelo Inmetro.
  • Cheque se o cilindro passou pelas devidas inspeções. A etapa deve ser cumprida a cada cinco anos. Lembre-se que o cilindro instalado no seminovo pode ter sido reaproveitado e pode ter histórico mais antigo que o próprio carro. Cuidado com este item!
  • O GNV costuma ser opção de quem circula muito. Então, é bom avaliar se o carro já não está rodado demais para um seminovo.
  • Observe a qualidade da instalação do kit GNV. Cheque se a adaptação foi bem feita, se as peças foram bem fixadas, se não há fios emaranhados ou furos em excesso na lataria.
  • Se possível, conte com uma ajuda especializada na avaliação do veículo.

A atenção aos detalhes nessa fase contribui para uma compra certeira, sem surpresas desagradáveis e sem arrependimentos.

Rodar com GNV é só vantagem: combustível mais barato na hora de abastecer, maior rendimento, menor desgaste do motor, desconto no IPVA, entre outros benefícios. É só não cair nas armadilhas que existem por aí pra aproveitar tudo isso em um seminovo.

Veja também: Compra e venda de carro com GNV

 

Inove Gás: a melhor parceria quando o assunto é GNV

 

Instalação e manutenção de GNV em novo, seminovo ou usado é na Inove Gás, a melhor oficina do segmento no Rio de Janeiro. Conte com a parceria da Inove Gás para rodar por aí com muita economia. Faça um orçamento agora!

Assine nossa newsletter