Coronavírus: cuidados ao usar o veículo para evitar contágio e disseminação da infecção

Neste momento em que o coronavírus tornou-se uma ameaça global, é fundamental adotar medidas para evitar o contágio e a transmissão da infecção.

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, é preciso manter alguns cuidados relacionados à higiene pessoal e à desinfecção de objetos e ambientes no combate à Covid-19. Como um veículo também pode ser porta de entrada para o vírus, os motoristas devem estar atentos às boas práticas para o uso do carro.

A orientação é ficar em casa e evitar ao máximo circular por aí. Mas isso nem sempre é possível. E, quando sair é uma necessidade, proteger-se é a regra.

Veja a seguir algumas dicas para quem precisa utilizar o automóvel:

 

1. Evite dar carona

Da mesma forma como não é recomendado receber pessoas em casa, dar carona também é algo a ser evitado nestes tempos. Alguém pode estar infectado sem a manifestação clara de sintomas típicos do coronavírus. Por precaução, suspenda esse ato gentil até que a situação esteja completamente normalizada.

 

2. Evite contato com partes externas do veículo

Isso não será completamente possível, pois precisará tocar a maçaneta para acessar o carro. Ainda assim, evite encostar e apoiar-se nas partes externas da lataria. O vírus pode se instalar em qualquer superfície e sobreviver ali por algum tempo.

Tenha um frasco de álcool em gel 70% para higienização das mãos após entrar e sair do carro.

 

3. Mantenha o interior do veículo higienizado

Mesmo se for o único a utilizar o carro, é importante desinfectar as partes internas, como volante, câmbio, painel, botões de comandos, etc. A Hyundai ouviu especialistas e reuniu boas dicas para limpeza automotiva. Acesse aqui.

 

4. Rode com as janelas abertas

A ventilação natural reduz a possibilidade de contágio pelo coronavírus. Por isso, quando possível, opte pelas janelas abertas ao invés de ligar o ar-condicionado do veículo.

 

5. Evite manutenções no carro neste período

Se for possível, adie idas a oficinas neste período para instalar complementos ou fazer ajustes que possam ser deixados para depois. Mas, claro, a segurança deve estar ser colocada em primeiro lugar. Se o conserto for inadiável, tome as demais precauções acima e leve o carro ao mecânico.

 

E mais uma dica: lavar frequentemente as mãos com água e sabão é uma das recomendações mais ouvidas no momento e é algo que deve ser feito também antes e depois de usar o carro.

 

Inove Gás: parceira no combate à disseminação do novo coronavírus

Seguindo as orientações das autoridades públicas, a Inove Gás interrompeu o funcionamento de sete de suas nove lojas. A medida preserva a saúde de funcionários, mas também mantém o atendimento a situações emergenciais dos clientes, dessas que, em nome da segurança, não podem ficar para depois.

Assim, o motorista que precisar de serviços relacionados à instalação e manutenção de GNV pode contar ainda com as lojas de Bonsucesso e Duque de Caxias.

As duas lojas adotaram ações e cuidados relacionados à higienização para proteger os funcionários que continuam trabalhando e também para receber adequadamente os motoristas nesse período.

 

Veja mais: Motoristas profissionais em tempo de coronavírus: como se proteger?

Assine nossa newsletter