CRLV digital já está disponível no estado do Rio

Mais praticidade para os proprietários de veículos do estado do Rio de Janeiro. Desde o dia 3 de agosto, já é possível baixar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A modalidade digital do documento está disponível para celulares e tablets, e é válida em todo o território nacional.

Quem desejar portar a versão em papel, pode fazer a impressão do documento em casa, em impressora comum. Não é mais necessário comparecer a uma unidade do Detran para emissão e retirada do documento físico, o que representa um ganho em comodidade para o usuário.

 

Como obter o CRLV digital

Para obter o documento digital, é preciso acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O app é gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOS.

Você pode baixar o app AQUI.

Só consegue fazer o download do CRLV digital o proprietário que já quitou os boletos de GRT (Guia de Recolhimento de Taxa) e DPVAT (seguro obrigatório).

 

Veja o passo a passo para obter o CRLV digital:

1. Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular

2. Cadastre o usuário

– Uma vez instalado o aplicativo, abra e selecione: “Entrar com gov.br”

– Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”

– Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br

3. Baixe o CRLV Digital

– Faça o login

– Selecione “Veículos”

– Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)

– Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital

Fonte: Detran.RJ

 

Caso a pessoa já tenha sido usuária do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente.

Vale lembrar que o CRLV é obrigatório, e os motoristas precisam mantê-lo em dia. Sempre que solicitado pela autoridade de trânsito, o documento deve ser apresentado.

Quem for flagrado na direção e não apresentar o CRLV atualizado, fica sujeito à multa de R$ 293,47, à perda de 7 pontos na carteira de habilitação, e ainda corre o risco de ter o veículo guinchado.

 

Fique ligado no blog da Inove Gás!

Para ver mais notícias do mundo automotivo, acompanhe sempre nosso blog. Acesse aqui!

Assine nossa newsletter