Detran-RJ suspende atendimentos por conta do coronavírus

Seguindo as determinações das autoridades públicas para o combate à propagação do novo coronavírus, o Detran-RJ, desde 25 de março, suspendeu por tempo indeterminado todas as suas atividades.

A decisão foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas nos postos de atendimento, contribuindo para a preservação da saúde de funcionários e usuários. Com isso, as unidades também ficam disponíveis para funcionar como pontos de vacinação contra a gripe, o que vem ocorrendo em algumas localidades.

O órgão informa que a suspensão temporária dos serviços não irá prejudicar a população. Todos os prazos foram prorrogados, conforme listado a seguir.

 

Prorrogações

 

Confira as principais medidas adotadas pelo Detran-RJ a partir de 25 de março:

Primeira habilitação: prorrogação de 12 para 18 meses dos processos para quem deu entrada a partir de 21 de março de 2019.

Habilitação ou Permissão Para Dirigir (PPD): os condutores com esses documentos vencidos a partir de 19 de fevereiro último não serão penalizados, caso sejam flagrados em fiscalizações.

Emplacamento: os proprietários de veículos novos poderão rodar com os carros sem placa. A medida vale para os automóveis adquiridos a partir do último dia 19 de fevereiro. O órgão recomenda que os proprietários andem com a nota fiscal de compra do veículo e a carteira de identidade.

CRV: compradores de veículos usados, que precisariam fazer o novo registro do veículo (CRV), por ora, estão desobrigados de iniciar este processo no Detran.

Multas e recursos: estão suspensos todos os prazos para recurso de multas, assim como os processos de questionamento e penalização de infratores.

Emissão de carteira de identidade: estão interrompidos os serviços de identificação civil, exceto para casos emergenciais (veja abaixo).

Licenciamento anual: o prazo para busca do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) nas unidades do Detran foi prorrogado e poderá ser novamente postergado.

 

Tratamento de urgências

 

São consideradas urgências:

  • 2ª via da identidade e habilitação para atividades remuneradas, funcionários das áreas de saúde e segurança, por casos de perda, roubo ou furto somente.

O atendimento em esquema especial está sendo realizado exclusivamente no prédio-sede do Detran: Avenida Presidente Vargas, 817 – Centro | Rio de Janeiro-RJ.

As marcações para as urgências da habilitação e identificação civil são feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelos telefones:

  • Capital / Região metropolitana: 3460-4040 e 3460-4041
  • Interior: 0800 0204040 ou 0800 0204041

O órgão lembra que as emergências devem ser comprovadas com boletins de ocorrência, passagens ou outra documentação. No caso das habilitações, também é preciso comprovar a necessidade com vínculo empregatício.

Fonte: Detran-RJ

Veja também: Perguntas sobre o funcionamento do Detran em tempos de coronavírus

O usuário deve ficar ligado nas redes sociais e no site oficial do Detran-RJ para acompanhar possíveis novas alterações.

Assine nossa newsletter