Economize com o GNV: Carros a gás têm desconto no IPVA

Os motoristas que fazem a opção pelo Gás Natural Veicular (GNV), entre tantas vantagens, garantem um bom desconto no valor anual do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em alguns estados brasileiros.

O incentivo contribui para impulsionar o mercado de adaptação de carros para gás, bem como a venda desse produto nos postos. Outro ponto positivo da medida é a redução da emissão de poluentes, já que o GNV é mais limpo e traz menor impacto ambiental quando comparado aos combustíveis líquidos, da produção até a sua utilização.

A alíquota do IPVA varia conforme os critérios de cada governo estadual, podendo chegar a até 6% do valor venal dos veículos. O tipo do veículo e o combustível utilizado interferem no cálculo.

No Rio de Janeiro, maior mercado do segmento GNV no país, a economia com o tributo chega a 62,5%. O IPVA para qualquer veículo com o kit gás instalado é de 1,5% do valor venal, enquanto um carro flex ou movido à gasolina arca com 4%.

Os kits mais modernos a cada geração, compatíveis com a tecnologia dos carros atuais, vêm conquistando o interesse de proprietários de automóveis valorizados no mercado, que também querem aproveitar a boa margem de desconto no IPVA.

Como obter o desconto no IPVA

Não basta ter o kit instalado para ser contemplado com o desconto no imposto. É preciso cumprir algumas etapas para registrar a adaptação do veículo.

Para obter o benefício, é necessário realizar a instalação do kit gás e, na sequência, uma inspeção veicular com organismo de inspeção acreditado pelo Inmetro para obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Depois, é preciso levar o carro ao Detran para incluir a informação da adaptação ao GNV no documento.

Confira aqui um infográfico com o passo a passo completo para garantir o desconto.

Com atrativos, GNV segue como boa opção

O desconto no IPVA é um atrativo que se soma às outras vantagens do GNV quando a opção pela conversão é avaliada. Os motoristas continuam apostando no gás, que apresenta também menor preço e melhor rendimento em comparação à gasolina e ao etanol.

Dados comprovam que o GNV ainda registra resultados positivos no mercado de combustíveis. Em 2018, segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o consumo do produto teve alta de 12,2% em comparação a 2017.

Aproveite as vantagens do GNV

Para usufruir dos benefícios de um carro movido a gás, escolha uma convertedora que atua com elevado padrão de qualidade e segurança. A Inove Gás é uma referência no Rio de Janeiro quando o assunto é conversão para o GNV. A empresa é 100% homologada pelo Inmetro, o que garante a confiabilidade de todo o processo de instalação.