Firjan lança “Perspectivas do Gás Natural no Rio de Janeiro 2019-2020”

Relatório apresenta os principais dados estatísticos de oferta e demanda do gás natural no estado do Rio de Janeiro e no país.

 

A Firjan lançou, no último mês de dezembro, a publicação “Perspectivas do Gás Natural no Rio de Janeiro 2019-2020”. Esta edição do relatório, entre outros temas, apresenta os principais dados estatísticos de oferta e demanda do gás natural no estado e no país, avaliando as oportunidades de mercado e o futuro desse energético.

 

O GNV no Rio de Janeiro

O estado do Rio aparece na liderança nacional quando o assunto é GNV, sendo o maior mercado consumidor desse combustível. Ainda segundo a publicação, o Rio de Janeiro:

  • Já responde por mais da metade do consumo do combustível no Brasil (55%);
  • Possui a maior frota de gás do país, com mais de 1,3 milhão de carros convertidos;
  • Tem quase 20% da sua frota de veículos leves convertida;
  • Conta com mais de 600 postos de abastecimento.

 

Perspectivas e oportunidades

O documento mostra que a reestruturação do mercado de gás natural pode gerar uma série de benefícios para o estado do Rio de Janeiro, mas que ainda é preciso avançar em muitos aspectos.

Veja também: Expectativa de mais economia com GNV

 

A visão da Firjan sobre o cenário futuro do gás é positiva. No entanto, a instituição reconhece que é preciso que sejam feitos esforços para um mercado mais competitivo, com diversificação de ofertantes, demandantes e amplo acesso a todas as infraestruturas essenciais.

Um passo importante neste sentido é a promoção de acordos de incentivo ao uso do GNV em veículos pesados de carga e transporte de pessoas, além da criação de estrutura logística e de abastecimento capazes de atender ao mercado.

“A adoção do GNV para transporte público e veículos pesados representa uma grande oportunidade a desenvolver, mas depende da resolução de alguns fatores determinantes como a questão da competitividade do preço do gás e, claro, de políticas públicas”, diz o documento.

O programa Novo Mercado de Gás, anunciado pelo Governo Federal, que propõe medidas com o objetivo de promover a abertura do mercado de gás natural, é visto com grande expectativa e potencial para alavancar o setor.

 

Inove Gás: GNV é opção viável e econômica

 

A Inove Gás é uma instaladora que aposta no GNV como uma opção de combustível viável e econômica. São nove lojas no Rio de Janeiro, onde qualidade e segurança são prioridades. Garanta já a sua instalação e venha para o time da economia!

Assine nossa newsletter