GNV no Rio de Janeiro: estado é o maior mercado consumidor do combustível no país

Cariocas e fluminenses formam o maior mercado consumidor de gás automotivo no país. Segundo a Firjan, este público responde por quase 55% do consumo desse combustível no Brasil. É possível afirmar que o GNV no Rio de Janeiro é um caso de sucesso.

Isso pode ser explicado pelo fato do estado ser o principal polo produtor desse energético e contar com uma malha de distribuição mais densa, o que facilita a sua disseminação.

Essa boa aceitação também está ligada a um incentivo fiscal estadual: 62,5% de desconto no valor do IPVA. Com um kit GNV instalado, o proprietário tem a alíquota anual do imposto reduzida de 4% para 1,5% do valor venal do veículo, um grande atrativo que se soma aos outros benefícios econômicos e técnicos do produto.

Os motoristas fluminenses são os que mais conhecem e se beneficiam das vantagens de ter um carro movido a gás: mais economia, segurança e qualidade, maior vida útil do motor, menos danos ambientais, entre outras.

RJ: protagonismo quando o assunto é GNV

Em estudo, a Firjan destaca alguns números relacionados ao protagonismo do estado nesse mercado. Além de ficar com mais da metade do GNV consumido, o Rio de Janeiro também compreende:

  • 35% dos postos;
  • 60% da frota;
  • 70% das instalações de kit GNV.

No estado, a economia em relação à gasolina é 17% maior do que a média do Brasil – atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina, ainda segundo o levantamento da Firjan.

Mas há uma expectativa de que o preço do gás natural no estado caia a partir do anúncio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), feito no início de agosto, de que o preço do gás natural vai passar a ser determinado levando em conta a proximidade com as regiões produtoras. Com base nessa proposta, como grande agente produtor, o Rio de Janeiro pagaria ainda menos.

GNV no Rio de Janeiro é com a Inove Gás

Se o Rio de Janeiro se sobressai como estado produtor de gás natural e como um mercado consumidor estabelecido, a Inove Gás se destaca como instaladora de kits GNV e grande incentivadora do uso desse combustível cheio de vantagens.

Com nove lojas no estado, a Inove Gás é referência em conversões com qualidade e segurança, sendo a única rede instaladora 100% homologada no Inmetro.

Acesse nosso site para conhecer mais nosso trabalho, fazer um orçamento e encontrar a loja mais próxima.