Inove Gás responde

Alguns motoristas reais enviaram perguntas para os especialistas da Inove Gás. Confira as respostas sobre instalação, componentes e funcionamento do kit GNV:

1) Quando a instalação do kit gás vai baratear?

Isso é uma questão de mercado, o que não temos condições de prever. Com a entrada de novas tecnologias, a tendência é uma maior concorrência, o que pode impactar na diminuição dos valores dos kits.

2) Existe algum estudo para reduzirem o tamanho dos cilindros?

Não, por causa da compressão das moléculas de gás.

3) Como o injetor do kit de 5ª geração “injeta” o gás, se ele usa a pressão de trabalho do cilindro de gás? Ou existe alguma bomba pressurizadora para injetar o gás no coletor?

No caso do 5ª geração, é o redutor de pressão que diminui a pressão de 200BAR para no máximo 3BAR. Conforme a necessidade de injeção de combustível gás solicitada pelo motor, esse gás é injetado direto no coletor de admissão, fazendo com que a queima do combustível seja mais eficiente.

4) Caso use a pressão de trabalho do cilindro, como ele faz a compensação da perda de pressão quando o gás vai esgotando?

Quando o gás vai se esgotando, a pressão vai diminuindo, e quando a pressão deixa de ser suficiente, o sistema de 5ª geração passa automaticamente para o combustível original do veículo.

5) É verdade que o kit de 5ª geração faz a mudança de combustível automaticamente conforme a necessidade?

Se a chave comutadora estiver configurada para o gás, sim, em duas situações. Ao ligar o carro frio, ele aguarda chegar a uma certa temperatura e passa automaticamente para o GNV. Quando o gás acaba, ele passa automaticamente para o combustível original do veículo.

6) A perda de potência no kit de 5ª geração é menor do que a de 3ª geração?

Sim, justamente pelo combustível ser injetado direto no coletor de admissão, fazendo com que a queima desse combustível seja mais eficiente.

7) Eu perco a garantia do meu carro se instalar um kit gás?

Isso varia muito, principalmente do bom senso e da boa vontade da concessionária. A instalação de um kit GNV não prejudica em nada o motor, muito pelo contrário. A perda da garantia só se daria por alguma falha na instalação do kit gás que provocasse avaria no veículo.

8) Qual a pressão ideal para fazer o abastecimento do meu carro sem danificar algum componente?

Até 220BAR de pressão em abastecimento.

 

Tem alguma dúvida sobre o gás automotivo? Aproveite para navegar por nosso blog, que reúne muito conteúdo útil sobre o GNV. Se precisar, fale com a gente!

Assine nossa newsletter