Instalação de GNV deve ser registrada no Detran

A instalação de GNV é uma grande vantagem, mas quem opta pela conversão precisa estar atento à regularização do veículo junto ao Detran após esse processo.

O procedimento é uma alteração de característica do veículo que precisa ser registrado na base de dados do Detran e na base do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A mudança gera a emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Em até 10 dias depois de realizar a instalação, o proprietário precisa levar o veículo para inspeção em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) acreditada pelo Inmetro.

Com a aprovação nessa inspeção, é emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e o selo do Inmetro. O passo seguinte é a regularização junto ao Detran.

No Rio e Grande Rio, o procedimento é o seguinte:

O proprietário do veículo deve pagar a taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), taxa de emissão de CRLV e taxa de vistoria. E então, é só agendar o serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: (21) 3460-4040 / 3460-4041.

 

Veja a seguir os documentos necessários para o processo de transformação de combustível junto ao Detran-RJ:

  • Documento de identificação (original e cópia);
  • CPF (original e cópia);
  • Comprovante de residência (original e cópia);
  • Duda Código 002-7;
  • Original do Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • Original da primeira via da nota fiscal de compra da peça ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas;
  • Original da primeira via da nota fiscal do serviço de instalação ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas;
  • Original da segunda via da nota fiscal do serviço de inspeção, emitida pelo Organismo de Inspeção Credenciado, apenas para inclusão do combustível Gás Natural Veicular (GNV). O original da terceira via da nota fiscal poderá ser aceito.

Fonte: Detran-RJ. Confira mais informações aqui.

 

Se o proprietário do veículo não puder comparecer, é possível indicar um representante para fazer o procedimento. Neste caso, é válido consultar previamente as condições definidas pelo Detran-RJ.

É importante destacar que as notas fiscais de instalação e prestação de serviços deverão ter sido emitidas por instaladoras credenciadas pelo Inmetro.

Além da mudança de combustível, outros procedimentos de alteração de características do veículo em relação à sua fabricação geram a necessidade de emissão de um novo CRV, como por exemplo, troca de cor, envelopamento e blindagem.

 

Comece escolhendo a melhor rede instaladora

Para ficar tranquilo, o proprietário deve começar esse processo fazendo a melhor escolha: a Inove Gás. A rede possui 10 lojas no estado do Rio, todas homologadas no Inmetro. Veja onde encontrar uma loja: Alcântara, Bonsucesso, Campo Grande, Cascadura, Duque de Caxias, Lote XV, Nova Iguaçu, Riachuelo, Tijuca e Vila dos Teles.

Confira os endereços aqui.

Assine nossa newsletter