Bloco de anotações, calculadora, caneta e carro em miniatura | Pagamento do DPVAT separado do IPVA em 2018

Pagamento do DPVAT separado do IPVA em 2018

Este ano, os motoristas e proprietários de veículos do Rio de Janeiro devem ficar atentos. A cobrança do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), que até o ano passado vinha junto com o boleto do IPVA, passou a ser feita separadamente. Em 2018 a Guia de Regularização de Débitos (GRD) do DPVAT deverá ser emitida no site da Seguradora Líder (www.seguradoralider.com.br), responsável pelo seguro.

A separação das cobranças ocorreu por conta do fim da obrigatoriedade da regularização do IPVA para a realização da vistoria anual para licenciamento dos veículos. A quitação do seguro obrigatório, no entanto, continua sendo uma exigência para a vistoria.

DPVAT mais barato em 2018

O valor do seguro DPVAT sofreu uma redução de 35% este ano em relação a 2017, e vai passar de R$ 63,69 para R$ 41,40 para carros de passeio. A única categoria que não foi contemplada com o desconto foram as motocicletas, devido ao alto índice de acidentes com esse tipo de veículo. Veja os valores que serão praticados este ano:

Tipo de veículoCategoriaValor a pagar
Automóveis e camionetas ​​particulares / oficial, missão diplomática, corpo consular e órgão internacional145,72
Táxis, carros de aluguel e aprendizagem245,72
Ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de frete (urbanos, interurbanos, rurais e interestaduais)3164,82
Micro-ônibus com cobrança de frete mas com lotação não superior a 10 passageiros e Ônibus, micro-ônibus e lotações sem cobrança de frete (Urbanos, Interurbanos, Rurais e Interestaduais)4103,78
Ciclomotores​457,61
Motocicletas, motonetas e similares9185,50
Caminhões, caminhonetas tipo “pick-up” de até 1.500 Kg de carga, máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral (quando licenciados) e outros veículos1047,66
Reboque e semirreboqueIsento (seguro deve ser pago pelo veículo tracionador)

Pagamento do IPVA 2018

O calendário de pagamentos do IPVA 2018 já foi divulgado, e o pagamento continua sendo feito por meio de guia emitida no site da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou no site do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br). Para quem possui Kit Gás, a alíquota é de apenas 1,5%, contra 4% de carros flex e movidos a gasolina. Aqui na Inove Gás, oficina de conversão para GNV no Rio de Janeiro, você faz a instalação do kit GNV no seu carro, economiza com combustível e ainda paga mais barato no IPVA. Não perca mais tempo nem dinheiro, venha até uma de nossas lojas!