Perda de potência com GNV: o que é verdade?

A perda de potência com GNV costuma ser colocada como a grande desvantagem da conversão. Fazendo uma análise simples, é mesmo possível afirmar: há interferência no desempenho do veículo, a perda é real.

Real, mas insignificante. Os veículos que utilizam o gás registram uma perda de potência de aproximadamente 3% em comparação com os carros que usam outros combustíveis. Segundo a Naturgy, concessionária de gás natural no Rio de Janeiro, a perda é imperceptível quando é feita a correta instalação do GNV.

Na prática, a perda de potência não chega a comprometer o dia a dia do usuário. Além disso, ao avaliar somente este ponto e de forma tão superficial, o motorista estaria deixando para trás tudo que o gás tem de vantagem: mais economia no abastecimento, desconto no IPVA, menos danos ao motor e menor impacto ambiental.

Mas e a capacidade de arranque?

Compatível com a tecnologia dos veículos atuais, o kit de 5ª geração vem deixando motoristas muito satisfeitos com o uso do GNV. Esse tipo de kit alcança melhor desempenho no arranque por utilizar combustíveis líquidos para dar partida e, logo em seguida, de forma automática, passar para o uso de gás.

Um equipamento opcional no kit é o variador de avanço , que auxilia o funcionamento do motor com GNV, adequando o ponto de ignição ao uso desse combustível. Isso contribui para que a perda de potência seja bastante reduzida.

Qualidade da instalação x Desempenho do veículo

O desempenho de um veículo convertido para o uso do gás está diretamente ligado à qualidade da instalação. Por isso, o motorista deve:

  • Verificar se a oficina instaladora é credenciada no Inmetro;
  • Buscar referências sobre a capacidade técnica da oficina;
  • Verificar se a oficina emprega componentes de qualidade na conversão;
  • Solicitar orientação sobre o kit GNV mais adequado ao modelo do veículo para fazer a melhor escolha;
  • Verificar se a instaladora oferece algum tipo de garantia sobre o serviço executado.

Tomando esses cuidados será possível aliar toda a economia que o GNV proporciona a um motor com a potência muito próxima do originalmente programado para o modelo do veículo.

Encontre na Inove Gás a solução para a melhor performance

Com a Inove Gás, a qualidade é garantida em todo o processo de instalação. A empresa é homologada no Inmetro, trabalha com os melhores fornecedores do segmento GNV e conta com profissionais capacitados e preparados para prestar um atendimento individualizado a cada cliente, de modo a oferecer a melhor solução para que o veículo convertido alcance a melhor performance.

Vá à loja da rede Inove Gás mais perto de você , faça um orçamento gratuito e tire todas as suas dúvidas sobre o desempenho do veículo adaptado para o GNV.