Menina branca de vestido amarelo sorrindo dirigindo um carro de brinquedo | Saiba por que o GNV é seguro

Saiba por que o GNV é seguro

A necessidade de economizar combustível é um assunto que nunca sai de pauta. A gasolina, além de não ser a melhor opção para o meio ambiente, vem apresentando preços cada vez mais elevados, e tentar economizar pode causar danos ao veículo, caso você se depare com combustível adulterado. Dentre as opções de combustível que temos disponíveis no mercado, o GNV é, sem dúvida alguma, a mais barata. Ele pode ser até 58% mais barato do que a gasolina ou o etanol, não pode ser adulterado e sua eficiência é comprovada por diversos especialistas.

Então, por que será que há poucos adeptos do GNV no Brasil? Isso ocorre principalmente devido à propagação de mitos que fazem com que os motoristas se perguntem se o GNV é seguro.

Afinal, o GNV é seguro?

Quando alguma explosão relacionada ao GNV aparece nos noticiários, a tendência é que os motoristas hesitem em fazer a instalação no seu carro e achem que a exceção é uma regra.

No entanto, os especialistas afirmam que acidentes e explosões causadas pelo GNV só acontecem quando há manuseio e instalação incorreta do equipamento, ou se for usado um cilindro de procedência duvidosa.

As explosões só ocorrem se houver algum dano no cilindro, o que pode acontecer caso ele não seja certificado pelo Inmetro, ou se ele não tiver sua procedência garantida, como no caso de cilindros usados vendidos como requalificados (muitas vezes, estes já passaram por situações como incêndios, que alteram as características mecânicas do aço e tornam o material menos resistente). Quando a instalação é feita em um local autorizado, com materiais adequados, há cilindros que resistem até a tiros de armas.

Se todas as recomendações forem seguidas, o GNV não oferece risco, sendo mais seguro do que passar pelo perigo de utilizar combustíveis líquidos adulterados, que podem provocar graves problemas mecânicos no veículo.

Além disso, como o gás se dispersa mais rápido do que substâncias líquidas, ele é mais seguro no caso de vazamentos, uma vez que não propaga chamas em acidentes que provocam incêndios.

GNV não pode ser adulterado

Outra vantagem que torna o GNV seguro é que ele não pode ser adulterado. O gás chega aos postos por um gasoduto, logo, não há contato com o produto até que ele chegue às bombas.

Como garantir que o GNV é seguro?

Se você tem interesse em economizar com seu veículo fugindo de combustível adulterado, é importante que busque por equipamentos registrados e aprovados pelas normas do Inmetro. Verifique se não há soldas ou qualquer tipo de emenda nos cilindros.

Além disso, a oficina onde você faz a instalação também deve ser certificada, e é fundamental consultar a papelada referente a isso, para garantir a sua segurança.

Buscar economizar dinheiro com a instalação do GNV em detrimento da qualidade do serviço ou produto não é uma boa ideia, uma vez que a economia virá a longo prazo de qualquer forma, e a sua segurança é mais importante.

Por sua vez, a segurança do equipamento de GNV está relacionada à sua manutenção. A vida útil de um cilindro é de 20 anos, um prazo extenso.

No entanto, além de apenas trocar o equipamento quando o prazo acabar, é importante realizar vistorias regulares. Com o manuseio adequado do equipamento e com todas as certificações e requerimentos em dia, você garante que fez uma instalação segura de GNV em seu veículo.

Na Inove Gás, você pode confiar!

O GNV é seguro e é uma forma interessante de economizar com seu automóvel sem se expor a danos causados por combustível adulterado ou outros problemas afins. Porém, para funcionar perfeitamente, deve ser instalado por uma empresa que ofereça produtos e serviços de qualidade, como a Inove Gás, oficina de conversão para o GNV no Rio de Janeiro . Oferecemos a melhor qualidade com o menor preço, e todas as nossas oficinas são homologadas pelo Inmetro. Além disso, a Inove Gás só trabalha com cilindros novos e da MAT, a maior indústria de cilindros de alta pressão da América Latina, garantindo qualidade e segurança na instalação. Venha até uma de nossas lojas ou faça seu orçamento online.