Reinstalação do kit GNV em outro veículo

Reinstalação do kit GNV em outro veículo

Entre tantas vantagens, economia acaba sendo a mais atrativa característica do gás natural veicular aos olhos dos motoristas. E não é pra menos: com o GNV, é possível economizar até 65% quando esse combustível é comparado à gasolina, segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Uma outra vantagem do gás menos alardeada por aí é que o investimento feito na instalação de um kit GNV pode ser aproveitado. Sim, é possível a retirada do equipamento de um veículo e a reinstalação do kit GNV em outro carro.

Essa prática é muito adotada por motoristas que trocam de carro mas não abrem mão dos benefícios de rodar com o gás: mais economia na hora de abastecer, maior rendimento, desconto no IPVA, menos danos ao motor, entre outros pontos favoráveis.

O que levar em conta na reinstalação do kit GNV?

É importante avaliar os modelos dos veículos envolvidos nessa operação. O veículo programado para receber o kit GNV deve suportar o tamanho do cilindro. Mais do que comportar o equipamento, vale analisar se não haverá perda de potência associando aquele kit ao novo motor.

No entanto, com boa orientação e todos os cuidados necessários, o resultado será positivo e o rendimento será satisfatório.

Como fica o carro que terá o kit gás retirado?

Com uma retirada habilidosa do kit GNV, o veículo retoma suas características originais e pode ser utilizado novamente movido à gasolina ou etanol.

Para que a retirada de um kit GNV de um carro possa ser bem feita, a instalação também deve ter sido realizada com muita qualidade. Esse fator tem grande influência sobre o resultado final.

Como fica a documentação?

Para a retirada:

O procedimento é simples: basta pegar uma autorização no Detran para a retirada, levar até o convertedor escolhido e, em seguida, levar ao organismo credenciado do Inmetro para inspeção de retirada do GNV. Depois disso, deve-se ir novamente ao Detran e solicitar a baixa do documento do GNV.

Para a instalação:

O procedimento é ligar para o Detran para pegar o código que autoriza a prosseguir com a reinstalação. Tenha as notas fiscais do serviço (retirada/desinstalação e de nova instalação). Leve o carro para fazer a Inspeção Veicular (será verificado se a instalação está em acordo com as normas do Inmetro). Por último, é só levar o laudo no Detran para finalizar o processo e aguardar o documento em que já vai constar o GNV como combustível.

No Rio de Janeiro, os telefones do Detran são: (21) 3460-4040 (região metropolitana) / 0800 020 4040 (interior).

É importante destacar que a oficina que executa o serviço de retirada, instalação e reinstalação de kit deve ser credenciada ao Inmetro.

Inove Gás: orientação e serviços especializados

Pensando em instalar, retirar ou reinstalar um kit GNV? Na Inove Gás, o motorista encontra um time de especialistas capaz de auxiliar na avaliação de todos esses procedimentos. Dessa forma, o cliente se sente seguro para tomar decisões com base em informações técnicas e alinhadas às suas expectativas e necessidades.

Entre em contato com a Inove Gás e solicite um orçamento .