Variador de avanço: dispositivo contribui para desempenho e economia dos motores a GNV

A perda de potência do motor é apontada como uma das grandes desvantagens dos veículos convertidos para o gás natural veicular (GNV). No entanto, essa questão pode ser driblada com a adequada instalação do kit gás e de um variador de avanço, um dispositivo simples e de baixo custo.

O variador de avanço também é importante para garantir que o GNV ofereça mais economia e que o veículo emita menos poluentes. Ou seja, um equipamento que faz a diferença para que o motorista tire melhor proveito das principais vantagens do gás automotivo.

Por que o variador de avanço é importante?

Como o GNV possui tempo de queima e ponto de ignição diferente dos combustíveis líquidos, o motor reage de forma distinta. Aí entra o variador de avanço, que vai ajustar o funcionamento do sistema convertido ao motor. Com isso, a mistura entre o GNV e o ar se dá no tempo certo, influenciando positivamente no desempenho do carro.

Confira mais detalhes técnicos: O que é variador de avanço?

Outras vantagens geradas por esse mecanismo são:

  • melhora no consumo de combustível;
  • aumento da durabilidade do motor;
  • diminuição das despesas com manutenção.

Isso se traduz em mais economia.

Um outro benefício relevante que se alcança com o dispositivo é a redução da emissão de poluentes. Quando a queima do combustível é realizada da forma correta, quantidades menores de monóxido de carbono (CO) e hidrocarboneto (HC) são lançadas na atmosfera.

Orientação especializada para chegar ao melhor resultado

O variador de avanço pode ser usado na maioria dos modelos de veículos, tanto em kits de 3ª, 4ª ou 5ª geração. O ideal é que sua aplicação seja feita juntamente com a instalação do sistema GNV, mas também há a possibilidade de colocar o aparelho em um momento posterior, após a sua aquisição de forma avulsa.

O mercado automotivo oferece diferentes tipos do equipamento, sendo que a escolha pelo mais adequado deve se basear em critérios técnicos. Para fazer a opção pela peça que melhor se ajusta ao veículo e garantir o melhor desempenho, é essencial consultar um especialista.

É importante destacar que a qualidade da conversão tem relação direta com o resultado que o veículo vai alcançar em termos de potência, economia e segurança. Por isso, esse procedimento deve ser realizado em oficina homologada pelo Inmetro, que tenha seus processos avaliados como adequados e seguros.

Credenciada ao órgão, a Inove Gás coloca a sua rede de atendimento especializada à disposição dos interessados nas vantagens do GNV. Em todas as lojas, o motorista encontra uma equipe preparada para avaliar as condições do veículo e propor as melhores e mais viáveis soluções. Vá a uma de nossas unidades e conte com a orientação de nossos profissionais quanto ao variador de avanço ou qualquer outro componente do sistema a gás.