8 dicas para economizar e colocar a vida financeira em ordem

Contas em dia, uma grana para curtir um pouco e uma sobra para investir. Ter uma vida financeira equilibrada é o desejo de muitos brasileiros, mas apenas uma parcela consegue alcançar essa tranquilidade.

Manter a vida financeira organizada, mesmo nos casos em que os rendimentos não são tão altos, é possível. Mas não se engane: esforço, organização e disciplina são fundamentais. Confira algumas dicas:

1. Registre seus ganhos e gastos

Comece registrando o que gasta com o objetivo de compreender para onde o dinheiro que você ganha está indo. É possível controlar isso usando planilhas, fazendo anotações e guardando recibos. Uma alternativa é usar um aplicativo de finanças pessoais no próprio smartphone. Até mesmo alguns bancos já oferecem esse tipo de recurso associado à conta.

2. Repense seus hábitos

A partir do momento em que se toma conhecimento de todos os gastos, dá pra analisar o que é possível cortar. É provável que identifique alguns excessos e compras de itens supérfluos.

Analise se é possível enxugar despesas básicas, como água e luz, por exemplo. Valores dos planos de telefone e internet podem ser negociados com as empresas? Já tentou solicitar a redução ou mesmo a isenção de tarifas bancárias e da anuidade do cartão de crédito?

Vale também reavaliar a necessidade de manter um cartão de crédito. E caso precise, evite ter mais de um. Além disso, esteja ciente que pagar apenas o valor mínimo da fatura é uma armadilha, pois recaem juros pesados sobre essa opção oferecida pelas administradoras. Fuja!

3. Renegocie suas dívidas

Mesmo que já esteja no vermelho, ainda é tempo de sonhar com uma vida financeira tranquila. Procure a instituição credora para renegociar sua dívida, peça desconto e escolha um plano de pagamento realista.

4. Estabeleça objetivos

Saber onde quer chegar dá mais sentido ao esforço. Assim, também é possível enxergar mais claramente a quantos passos está da conquista de botar ordem na sua vida financeira.

5. Crie o hábito de poupar

Defina uma quantia mensal para poupar e se programe para cumprir. Especialistas costumam recomendar que o valor mínimo mensal fique em torno de 10% da renda líquida.

Pesquise por alternativas mais rentáveis que a poupança, que não tem apresentado bons resultados. Busque informação sobre investimentos e escolha uma opção adequada ao seu perfil.

6. Faça uma reserva para emergências

É preciso estar preparado para imprevistos. E uma reserva para emergências garante mais tranquilidade quando você se vê diante de situações inesperadas, como um gasto extra com um conserto em casa ou mesmo a perda do emprego.

Recomenda-se que essa reserva seja suficiente para manter o seu padrão de vida por no mínimo seis meses.

7. Seja disciplinado

Sem disciplina não dá pra ter uma vida financeira tranquila. É preciso se manter firme e se organizar para seguir seu planejamento.

8. Economize com combustível

Quando se fala em economizar com combustível, pode vir à mente tirar menos o carro da garagem, já que o preço do etanol e da gasolina andam pesando no bolso.

Mas diminuir a frequência do uso do veículo não é algo possível para todos. Para este público que não pode ou não deseja deixar de usufruir do conforto e da praticidade de rodar de carro, o gás natural veicular é uma solução viável, mesmo com o investimento inicial na conversão.

Calcule aqui se o GNV pode ser uma boa alternativa para você. Veja em quanto tempo terá o retorno do investimento com a instalação.

O GNV tem uma série de vantagens em relação aos combustíveis líquidos. O menor preço é só uma delas. O gás ainda proporciona economia com a manutenção do veículo, pois é mais limpo e gera menos danos ao motor. E não para por aí! No Rio de Janeiro, um incentivo fiscal garante um desconto de 62,5% no IPVA para os veículos movidos a GNV. Ou seja, é economia ao abastecer, economia para manter o veículo em bom funcionamento e economia na hora de pagar o imposto.

Constatou que o GNV é a melhor opção? Agora é partir para a conversão. Faça um orçamento na Inove Gás , a melhor rede instaladora do Rio de Janeiro. Economize também com combustível e dê mais um passo rumo à vida financeira que sempre desejou.


Perda de potência com GNV: o que é verdade?

A perda de potência com GNV costuma ser colocada como a grande desvantagem da conversão. Fazendo uma análise simples, é mesmo possível afirmar: há interferência no desempenho do veículo, a perda é real.

Real, mas insignificante. Os veículos que utilizam o gás registram uma perda de potência de aproximadamente 3% em comparação com os carros que usam outros combustíveis. Segundo a Naturgy, concessionária de gás natural no Rio de Janeiro, a perda é imperceptível quando é feita a correta instalação do GNV.

Na prática, a perda de potência não chega a comprometer o dia a dia do usuário. Além disso, ao avaliar somente este ponto e de forma tão superficial, o motorista estaria deixando para trás tudo que o gás tem de vantagem: mais economia no abastecimento, desconto no IPVA, menos danos ao motor e menor impacto ambiental.

Mas e a capacidade de arranque?

Compatível com a tecnologia dos veículos atuais, o kit de 5ª geração vem deixando motoristas muito satisfeitos com o uso do GNV. Esse tipo de kit alcança melhor desempenho no arranque por utilizar combustíveis líquidos para dar partida e, logo em seguida, de forma automática, passar para o uso de gás.

Um equipamento opcional no kit é o variador de avanço , que auxilia o funcionamento do motor com GNV, adequando o ponto de ignição ao uso desse combustível. Isso contribui para que a perda de potência seja bastante reduzida.

Qualidade da instalação x Desempenho do veículo

O desempenho de um veículo convertido para o uso do gás está diretamente ligado à qualidade da instalação. Por isso, o motorista deve:

  • Verificar se a oficina instaladora é credenciada no Inmetro;
  • Buscar referências sobre a capacidade técnica da oficina;
  • Verificar se a oficina emprega componentes de qualidade na conversão;
  • Solicitar orientação sobre o kit GNV mais adequado ao modelo do veículo para fazer a melhor escolha;
  • Verificar se a instaladora oferece algum tipo de garantia sobre o serviço executado.

Tomando esses cuidados será possível aliar toda a economia que o GNV proporciona a um motor com a potência muito próxima do originalmente programado para o modelo do veículo.

Encontre na Inove Gás a solução para a melhor performance

Com a Inove Gás, a qualidade é garantida em todo o processo de instalação. A empresa é homologada no Inmetro, trabalha com os melhores fornecedores do segmento GNV e conta com profissionais capacitados e preparados para prestar um atendimento individualizado a cada cliente, de modo a oferecer a melhor solução para que o veículo convertido alcance a melhor performance.

Vá à loja da rede Inove Gás mais perto de você , faça um orçamento gratuito e tire todas as suas dúvidas sobre o desempenho do veículo adaptado para o GNV.


Postos GNV no Rio de Janeiro: estado conta com a maior rede de abastecimento do país

Postos GNV no Rio de Janeiro: estado conta com a maior rede de abastecimento do país

Do ponto de vista ambiental e econômico, o gás natural veicular aparece como a mais viável solução disponível quando o assunto é combustível. No entanto, vários mitos sobre o gás automotivo ainda precisam ser abandonados. Um deles é o de que há pouca oferta de postos GNV.

De acordo com a Naturgy, multinacional do ramo de gás e eletricidade, uma das verdades sobre o GNV é que há, no Brasil, uma rede de postos suficiente para atender à demanda. Somente no Rio de Janeiro, estado que conta com mais adeptos desse combustível, são mais de 500 pontos de abastecimento.

A boa oferta de postos GNV no estado está diretamente relacionada à grande quantidade de usuários. O mercado fluminense reponde por 53% do consumo desse combustível, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Como principais atrativos, o consumidor tem o preço competitivo do gás e o incentivo fiscal para os carros convertidos, que têm redução de 62,5% do IPVA, em comparação com o que pagam os donos de veículos movidos a etanol e à gasolina.

Localizando postos GNV

Com um pouco de planejamento, o motorista que roda com o gás natural mantém o cilindro sempre abastecido rodando dentro da cidade ou mesmo pegando a estrada. Para isso, já é possível lançar mão da tecnologia. Hoje, existem alguns aplicativos para celular que se dedicam a localizar postos GNV.

A Inove Gás também preparou uma lista que ajuda o motorista a identificar onde abastecer com GNV no Rio de Janeiro.

Já o Consulta Posto Web é um recurso oferecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que permite o acesso aos dados cadastrais e à situação dos revendedores varejistas de combustíveis, incluindo o GNV. Basta preencher alguns campos para ter acesso a informações sobre os postos.

Siga tranquilo com GNV

Agora que você sabe que as afirmações sobre a oferta insuficiente de postos GNV não passam de mito, tem menos um argumento contrário a esse combustível, ao mesmo tempo em que tem mais um motivo para ficar tranquilo e satisfeito com o gás.

E quem está convencido a fazer a conversão, precisa encontrar o melhor parceiro para a realização desse serviço. Aí entra a Inove Gás, única rede 100% homologada no Inmetro, o que garante a qualidade e a segurança das instalações de kit gás feitas em qualquer uma de suas lojas no Rio de Janeiro.